jueves, 17 de setiembre de 2009

CONSUMA MAIS AVEIA...!!!

Se você está lutando contra o colesterol elevado, provavelmente já ouviu falar dos poderes da aveia para combater este mal. Por ser rico em fibras solúveis, que se ligam à água e se transformam em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino, o cereal reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e, de quebra, previne o câncer de intestino.
E esses não são os únicos benefícios para quem enche a tigela de aveia, ela é um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas.
Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque pelas atividades que exercem, sendo que para surtir os efeitos desejados deve-se consumí-las diariamente, com isso, seu intestino fica ativo e sua saúde comemora.
É no intestino que acontece a absorção dos nutrientes necessários ao organismo e a eliminação daquilo que não serve para nada, que são os resíduos dos nossos alimentos.
Os diabéticos também podem se aliar à aveia, já que suas fibras unem-se ao açúcar dos alimentos, fazendo com que ele demore mais tempo para cair na corrente sanguínea, nesse caso, procure orientação médica. Para desfrutar de tudo isso, a recomendação para uma pessoa adulta é de 20 á 30 gramas ao dia, sendo que, uma colher de sopa contém em média 20 gramas, quantidade equivalente á um grama de fibra. O nutriente ainda está presente em outros alimentos, como frutas, vegetais, massas e pães em suas versões integrais.
Já o consumo entre as crianças varia de acordo com a idade. "Ele deve começar a partir dos dois anos, salvo recomendação médica". As formas para ingerir o cereal são tão variadas quanto as melhoras que ele traz à saúde, você pode escolher como vai rechear seu cardápio: com os flocos, o farelo ou a farinha de aveia. Comparando os três, o farelo é o mais nutritivo, seguido pelos flocos e, depois, pela farinha. Mas as diferenças são mínimas, o importante é ter prazer nas refeições e ficar em dia com a saúde.

AS MÁS LINGUAS E O AMENDOIM...!!!

 
Seja na paçoca, na culinária ou como um simples aperitivo com os amigos, o consumo do amendoim sempre é recheado de histórias e mitos, que nem sempre são verdadeiros. A cultura popular propagou inusitados boatos, como os que afirmam que a leguminosa é afrodisíaca, que combate a desnutrição na África e ainda o de que pode causar câncer. Afinal, em que informações podemos acreditar quando o assunto é o tradicional amendoim encontrado nos supermercados, praias e restaurantes do país? Conheça, aqui, as verdades e mentiras que cercam essa deliciosa leguminosa:
Afrodisíaco
O amendoim tem a fama de ser um forte remédio na luta contra a impotência masculina. A verdade é que não se pode afirmar que o alimento tenha ação afrodisíaca, mas, sim, que possui nutrientes que auxiliam no desempenho sexual, como as vitaminas do Complexo B e o aminoácido arginina, que promovem a produção de hormônios sexuais e evita a impotência sexual.
Colesterol
Outro boato referente ao amendoim diz respeito à sua qualidade nutricional. Muitos falam que a leguminosa possui colesterol e isso não é verdade. O amendoim é de origem vegetal, por isso, além de ajudar a perder peso com as gorduras monoinsaturadas e diminuir o colesterol, é responsável por manter o nível de açúcar no sangue estável e ativar o metabolismo da queima de gorduras. De quebra, ajuda a converter os estoques de gordura corporal em energia.
Celulite
O amendoim, além de funcionar como um potente remédio natural para os homens, também ajuda as mulheres a combaterem um outro mal, a celulite. A leguminosa possui nutrientes importantes que evitam que as temidas ondulações apareçam.
Combate à fome
O amendoim, por possuir importantes nutrientes, é utilizado como complemento alimentar em diversos países da África. A leguminosa surgiu como ferramenta para o combate à desnutrição e vem atingindo excelentes resultados.
Câncer
Outro mito popular a respeito do amendoim é que seu consumo pode causar câncer. Pelo contrário. A leguminosa possui nutrientes, como o Selênio, e vitaminas eficazes na redução da incidência de cânceres de pulmão, colo-retal e próstata.
Fonte: ABICAB

A CONSTIPAÇÃO... UM PROBLEMA SÉRIO!

Sinônimos e nomes populares:
Obstipação intestinal; prisão de ventre, empate, intestino preso.
O que é?
Constipação para o paciente significa fezes excessivamente duras e pequenas, eliminadas infreqüentemente ou sob excessivo esforço defecatório.
Para o médico ela pode estar ocorrendo quando o paciente evacua até duas vezes por semana (menos de uma vez a cada 3-4 dias) ou há excessiva dificuldade para defecar.
Já o pesquisador conceitua como diminuição do conteúdo líquido das fezes, ou seja, menos de 70% de água em seu peso total.
Classificação
Existem as lesões intestinais visíveis pelos métodos de investigação por imagem (Rx ou análogos, endoscopia, microscopia), conhecidas como doenças orgânicas, e as modificações dos movimentos peristálticos (movimentos do intestino que conduzem o alimento através do intestino), usualmente denominadas de alterações funcionais.
A constipação pode ser classificada em:
Simples, clinicamente de curta duração, com desencadeante casual e recente, como mudança alimentar, pós-operatório, quadros febris, medicação. Crônica idiopática, de longa evolução, sem causa orgânica conhecida, que pode mostrar alterações da motricidade (movimento peristáltico).
Orgânica, com alteração estrutural, com evolução rápida ou crônica.
Como se desenvolve?
Alguns exemplos das causas de constipação são:
Estilo de vida:
Pouca fibra alimentar, baixa ingestão líquida, sedentarismo, limitações dos movimentos do corpo (seqüelas, reumatismo, velhice).
Certos medicamentos usados com variadas finalidades:
Antidepressivos, antitussígenos, analgésicos opiáceos (codeína, morfina), antiparkinsonianos, anti-hipertensivos, antiácidos contendo alumínio, preparados com cálcio.
Alterações que alteram os hormônios ou modificam o aproveitamento e a eliminação de substâncias:
Hipotireoidismo, diabete, insuficiência renal crônica.
Patologias neurológicas e musculares:
Lesões da medula espinhal, esclerose múltipla, Doença de Parkinson, falha no relaxamento perineal ao esforço de expulsão fecal.
Situações psiquiátricas:
Depressão, demência, pós-abuso sexual.
Anormalidades estruturais dos cólons, as anorretais e perineais:
Megacólon, fissura anal, complicações hemorroidárias, prolapso retal.
Estreitamentos do intestino grosso:
Complicações cicatriciais de diverticulite, inflamações como efeito indesejável de radioterapia, tumores malignos do reto e porção final do intestino grosso.
Trânsito colônico lento:
Idiopático (de causa não identificada), falsa obstrução intestinal crônica.
O modelo de constipação na criança é o menino e, entre os adultos, a jovem mulher; não se sabe porque assim ocorre. A proporção equilibra-se a partir dos sessenta anos.
A situação ocorre em 1 a 20% da população, a maior parte a partir dos 65 anos de idade.
Constipação desde o nascimento sugere problema orgânico; nas zonas endêmicas de Doença de Chagas (tripanossomíase), o respectivo megacólon predomina após a segunda década de vida.
Na adolescência, a constipação pode resultar do consumo de drogas ilícitas e do abuso de opiáceos ou medicamentos psicoativos.
O que se sente?
É muito variado de uma pessoa para outra, assim como em um mesmo indivíduo.
Adultos com megacólon de causa não estabelecida - dilatação do intestino grosso por rarefação de terminações nervosas junto aos músculos próprios do intestino - queixam-se da dificuldade evacuatória desde a infância.
Mulheres podem mostrar constipação não dolorosa desde a fase inicial da adolescência; curiosamente, as que referem dor abdominal fazem-no a partir do final desse período do desenvolvimento.
Os pacientes podem ter dias sem esvaziamento fecal ou referir a sensação de que o mesmo é incompleto, queixam-se de dor evacuatória, esforço excessivo, necessidade de ajuda manual para extração das fezes, observam sangramento com as mesmas ou à higiene.
Uma mudança recente no hábito intestinal torna mais provável a identificação causal da constipação, enquanto que a de longa duração sugere um quadro funcional.
Pode haver dor abdominal, particularmente no baixo ventre, distensão sentida e ou visível acompanhada de desconforto abdominal localizado ou difuso, eliminação de muco, de sangue e de fezes moles alternadas com duras.
A febre é rara, acompanhando quadros súbitos e dolorosos, o que também é válido para a concomitância de náuseas e vômitos.
As queixas de inquietude, indisposição, alteração do apetite e do humor são comuns, bem como de dor de cabeça. Experimentalmente, a distensão retal pela insuflação de um balonete pode causar náusea e cefaléia.
Como o médico faz o diagnóstico?
Os pacientes devem ser perguntados sobre seu hábito evacuatório ao longo dos tempos, incluindo em que parte do dia, o tempo que leva para se aliviar e o número de evacuações (por dia? por semana?) . Também são de ajuda à compreensão médica as características das fezes (consistência, volume, cor, cheiro), a presença de produtos patológicos, como muco, sangue e pus. Assim, cabe ser esclarecido, o quanto possível, sobre o que o indivíduo sente e observa, inclusive variações do peso corporal.
O médico dificilmente encontra algo importante ou diagnóstico ao exame físico. Deve, se possível, já na primeira consulta, proceder ao toque retal e a retoscopia, pois mais de 50% dos tumores do cólon estão ao alcance desta simples metodologia.
Exames complementares básicos podem indicar anemia ou inflamação. Exames de sangue específicos podem sugerir câncer de cólon, ainda que sejam mais úteis para o controle evolutivo pós-tratamento.
O Rx do intestino grosso com introdução de bário via retal (enema baritado) é muito útil, particularmente quando o ambiente não dispõe da Colonoscopia (endoscopia do intestino grosso, via anal, que permite coleta de material para exame microscópico, bem como retirada de pólipo - "verruga", por exemplo), exame preferencial, atualmente, para detecção de alterações orgânicas morfológicas da luz intestinal.
Estudos da função contrátil colônica e pélvica pode ser obtidos pelo acompanhamento radiológico, por até 72 horas, da velocidade de deslocamento de marcadores radiopacos deglutidos pelo paciente, pela medida da pressão anorretal (manometria), pela eletromiografia e pela defecografia (radiografia que acompanha as variações da forma e das contrações retais e perineais durante a evacuação do contraste).
Como se trata?
Sempre que possível a dose ou tipo de medicamento que contribui para o aparecimento ou piora da constipação devem ser modificados, afim de minimizar seus efeitos colaterais. Devem ser corrigidas ao máximo, as causas endócrinas, metabólicas, neurológicas, dieteto-alimentares e proctológicas causadoras ou contributivas à dificuldade evacuatória.
Estimular a ingestão de fibras formadoras e umidificadoras do bolo fecal (a granola e o farelo de trigo são muito populares e eficientes), sugerir o uso de alimentos com propriedades laxativas naturais (são muito usados o mamão e a ameixa preta).
Cabe mencionar o fecaloma - acúmulo de fezes muito endurecidas e secas no reto e sigmóide - que ocorre principalmente em pacientes idosos, psiquiátricos e neurológicos. Lavagens intestinais e supositórios podem ajudar, mas, com freqüência a desimpactação manual sob sedação ou alguma anestesia, se faz necessária. Cabe ressaltar o cuidado médico para evitar o dano ao esfíncter anal, durante essas manobras.
Especial cuidado deve ser tomado quanto ao uso de laxantes sem orientação médica. Esses produtos, muitas vezes vendidos sob o rótulo de "naturais" ou disponíveis em farmácias sem necessidade de receita médica, podem causar dano e ter efeito irritativo sobre a mucosa e o sistema neuromotor do intestino. Além disso, pessoas com alterações cardíacas ou renais, podem apresentar piora aguda de suas doenças por perda excessiva de líquidos e minerais eliminados com as fezes.
Ao contrário desses medicamentos, alimentos ou compostos contendo fibras podem ser usados com liberdade, recomendando-se a busca de atendimento médico caso medidas mais "potentes" sejam necessárias.
Como se previne?
Educação e reeducação alimentar e de hábitos para evacuar com regularidade fezes de consistência macia, Ingestão de concentrados de fibras regularmente, Tratamento ou controle de enfermidades subjacentes locais ou sistêmicas.

Constipação é doença?
Se não evacuo todos os dias, há algo errado comigo?
DE FATO pois vamos sentir um incomodo muito grande, mas muitas pessoas perderam essa sensibilidade de saber quando o nosso corpo esta pedindo ajuda, acham já normal não ir ao banheiro, outros achan até algo econômico, para nao ter que comprar muito papel higiênico, temos que ir ao banheiro da mesma forma que temos que jogar o lixo de casa, porque quando guardamos lixo a casa fica com mal cheiro, então imagine?! dentro da gente....
Constipação dá problema na pele? com certeza, são as toxinas que o corpo tem que eliminar de qualquer forma, pois não somos uma caixa de guarda tralhas, o nosso organismo funciona assim, se alimenta do que precissa e do que não precisa o elimina
Posso usar laxantes todos os dias? Algum tipo faz mal? todos fazem mal, o que devemos fazer é ter uma reeducação alimentar, parar de comer aquelas porcarias e se alimentar de tudo o que precisamos, os efeitos laxantes naturais temos em algumas frutas, tendo uma alimentação equilibrada não teremos esses problemas.

Posso fazer algo no meu dia-a-dia para melhorar esse meu problema? se alimente melhor, coma muitas verduras, frutas muita água, pouca carne, ou melhor nenhuma carne, se faz muita falta mesmo, pode apenas uma vez por semana....


A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DO NOSSO INTESTINO...!!!

À primeira vista, de fato, o intestino não tem uma função invejável na dinâmica do corpo. Parece sobrar para ele um trabalho pouco nobre: colocar o lixo para fora.
E o seu intestino, por mais preguiçoso que possa parecer, sempre faz isso com a dignidade de quem sabe que essa é apenas uma parte do seu trabalho diário, coisa que os médicos e pesquisadores descobriram recentemente.
É no intestino que acontece a separação do que deve entrar no nosso organismo (nutrientes) e aquilo que deve ser dispensado (restos alimentares e detritos) e o pleno funcionamento desse sistema tem tudo a ver com a celulite, o seu humor, a sinusite e várias doenças.
Numa situação ideal, em que a flora intestinal está em equilíbrio, isto é, há mais bactérias boas do que más, a parede intestinal consegue fazer perfeitamente essa separação, absorvendo os nutrientes e dispensando os detritos, funcionando como se fosse um filtro.
Se a flora intestinal está desequilibrada, com mais bactérias más do que boas e presença de fungos, esse processo simples de separar nutrientes e restos alimentares fica extremamente comprometido e afeta todo o organismo.
O fígado acaba sobrecarregado, porque esses detritos são uma carga extra para ele, que não consegue eliminar todas as toxinas que o nosso organismo produz naturalmente, executando as suas funções diárias.
Como a celulite é conseqüência de uma alteração de circulação e de um processo inflamatório, pronto, ela ganha terreno para aparecer. Some isso à má nutrição das células e, pronto, o efeito você vê no espelho.

Flora desequilibrada
A pressa de mastigar, as bebidas que acompanham todos os pratos e os intervalos longos entre uma refeição e outra são alguns dos fatores que desequilibram a flora intestinal. Se você não mastiga bem os alimentos, eles chegam ao intestino mal digeridos. Primeiro problema: o aproveitamento dos nutrientes é menor porque o organismo só consegue absorver aquilo que está na superfície do alimento engolido. Segundo problema: se o alimento está mal digerido, fermenta e vira alvo para proliferação das bactérias ruins – que passam a disputar espaço na flora intestinal com as boas bactérias.
O líquido nas refeições também afeta o bom funcionamento do intestino. “Se você bebe enquanto come, dilui o ácido clorídrico do estômago, modifica o pH do sistema digestivo e as más bactérias tendem a se reproduzir”, explica Patrícia Davidson Haiat, nutricionista funcional do Rio de Janeiro.

De volta ao equilíbrio
Da mesma maneira que em pouco tempo você atrapalha o funcionamento do seu intestino, com algumas semanas de cuidados dá para conseguir melhoras significativas. “Isso acontece porque o intestino renova rapidamente as células, só perde para a velocidade de renovação celular da medula óssea”, explica Denise. A volta do equilíbrio é um processo – nele você percebe, dia após dia, mudanças no corpo e na sua saúde e uma visível melhora da celulite.

Com o rei na barriga
Esse órgão tão complexo é responsável pela produção de:

• 80% de toda a serotonina (neurotransmissor fundamental para a sensação de bem-estar) do nosso organismo. Se o intestino não está equilibrado, a produção de serotonina fica insuficiente. Por esse motivo, hoje já se associa quadros depressivos ao mau funcionamento intestinal.
• Células do sistema imunológico, responsáveis pela defesa do nosso organismo. Quando você está com a resistência baixa, com uma gripe atrás da outra ou infecções seguidas, o problema pode estar relacionado a esse órgão.
• Hormônios e enzimas que direcionam o caminho dos nutrientes dentro do nosso organismo, otimizando a digestão, o metabolismo e a absorção de nutrientes.

Dê adeus á celulite em oito passos

1. Mastigue bem. Não há um número certo de mastigadas por minuto, mas na hora de engolir o alimento deve estar praticamente líquido, sem que você consiga distinguir o que havia colocado na boca.
2. Evite os líquidos durante às refeições. Se for impossível, limite-se a dois golinhos, porque 100 mililitros já prejudica o sistema digestivo. Fora das refeiçoes, beba pelo menos 3 litros de água por dia.
3. Alimente-se a cada três horas.

4. Modere o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas.

5. Coma diariamente 2 porções de folhas, 2 de legumes, 4 frutas com casca, 1 concha de leguminosas como feijão, ervilha e grão-de-bico e 1/2 xícara de sementes. “A fermentação desses alimentos serve de combustível para as bactérias boas, que protegem a nossa flora intestinal”.
6. Inclua no seu cardápio alimentos capazes de nutrir a parede do intestino como: óleos, gérmen de trigo, folhas verde-escuras, leguminosas, frutas, frutos do mar, grãos integrais, batata-doce, salmão, sementes oleaginosas.
7. Use temperos secos ou frescos como alecrim, orégano, gengibre, curry, canela, menta, hortelã. “Todos ajudam a equilibrar a flora intestinal. O mesmo acontece com algumas sementes como as de abóbora, melão e melancia”.
8. Consuma probióticos e prebióticos diariamente. Probióticos são bactérias boas, que ajudam a equilibrar a flora. “Os ideais são aqueles que vêm em pó ou cápsula. Os contidos em iogurtes têm poucos tipos de bactérias, são muito sensíveis à mudança de temperatura e, na maioria das vezes, são preparados com açúcar, um alimento para os fungos e as más bactérias”,. Já os prebióticos são os alimentos para as bactérias do bem, veja algumas fontes: alho, cebola, alho-poró, alcachofra, aspargo, chicória e banana verde. Os prebióticos também podem ser encontrados comercialmente.
Fonte de referência: Revista Boa Forma

CUIDADO COM O USO DESTES BRANCOS...!!!


 Com essa vida totalmente conturbada que nós seres humanos vivemos fica cada vez mais difícil ter uma alimentação saudável  e que traga todos os benefícios que os alimentos nos proporcionam e é por causa deste tempo totalmente corrido em que vivemos que acabamos por optar por alimentos industrializados ricos em sal e açúcar e que não possuem nenhum nutriente essencial para o nosso organismo. Esses alimentos são ingeridos no nosso hábito alimentar. Os principais alimentos são: o açúcar refinado e o sal, os quais devem ser utilizados em porções extremamente pequenas para que não tragam certos riscos a nossa saúde, no meu caso preferi cortar radicalmente, porque além de viciar as conseqüências são terríveis. O açúcar refinado, nos bolos, nas balas, nos refrescos, nos doces e em diversos lugares é apontado como um dos maiores causadores de cárie dentária, obesidade, diabete, infertilidade nas mulheres arteriosclerose, etc. O açúcar por ser de fácil ingestão cai rapidamente em nossa corrente sanguínea onde libera hormônios que são chamados de insulina, o qual transforma o açúcar em gordura. Já o sal é encontrado em qualquer corpo vivo, o qual produz energia e reforça a resistência dos órgãos. Porém, as nossas necessidades diárias são de apenas seis gramas. Os distúrbios causados pelo uso excessivo do sal podem causar edemas, insuficiência cardíaca, cirrose, doenças renais e hipertensão arterial. Então, saiba que se você é totalmente sedentário o ideal é ingerir somente seis gramas de sal por dia, mas se você pratica esportes ou se expõe a altas temperaturas a ingestão do sal é maior. Passado dos quarenta anos de idade não é aceitável e nem um pouco conveniente o exagero do mesmo para se ter uma vida saudável livre de riscos para o nosso organismo.
Então diga não a estes docinhos, salgadinhos...., pelo que vejo certa gente, esta como hipnotizada pelas grandes propagandas que vemos muito por ahi, digo sempre que temos que nutrir nosso corpo, não alimentar o gosto que a nossa lingua sente, além docinho quem gosta mesmo não são os vermes? os açúcares não ajudam em nada na nossa nutrição, o que temos que fazer é saborear o doce de cada fruta, de cada verdura, muitos comem tudo com açúcar ou sal, isto se torna un vício, porque o que se pretende é apreciar o sabor do alimento se acrecentar certos produtos nada mais nada menos é querer sentir o sal ou açúcar en nossa boca....com isto quem quer principalmente emagrecer vai ficar difícil, porque?! porque se consumimos muito sal retemos líquido, se for muito açúcar, retemos muita gordura, então de nada serve estar na academia, os resultados são bem lentos se nos alimentarmos dessa forma.....tome muita água!

FIBRAS SOLÚVEIS E INSOLÚVEIS....!!!


Voce já ouviu falar muito em alimentos ricos em fibras. Mas sabia que existem dois tipos, a solúvel e a insolúvel? Ambas são ótimas para o bom funcionamento do organismo.
A fibra insolúvel (encontrada no trigo, nozes, vegetais, grãos integrais e cereais), que chega a absorver até 15 vezes o seu peso em água durante a digestão, é aquela que nos ajuda a ir ao banheiro, prevenindo constipações e problemas intestinais.
A solúvel (que está na aveia, ervilha, feijão, legumes, maçã e frutas dtricas) se dissolve na água formando uma espécie de gel. Ela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, combate o mau colesterol (LOL) é a responsável por aquela famosa sensação de saciedade.

SOBRE AS FIBRAS
A granola é composta de cereais como aveia, flocos de arroz, germe de trigo, além de frutas desidratadas ( uva passa, banana passa) frutos oleaginosos (castanha do Pará, castanha de cajú, nozes) e açucar mascavo, tornando-se desse modo uma fonte concentrada de fibras, vitaminas, minerais e carboidratos, que são importantes para o cérebro e os músculos.
Suas fibras regularizam a função intestinal e agem no controle das taxas de açúcar e gordura do sangue e as vitaminas e sais minerais combatem os radicais livres previnindo o envelhecimento.
Trata-se de um composto de cereais altamente nutritivo que deve er consumido com moderação por conta de suas calorias.
Dentro de uma reeducação alimentar é de grande importância por conter nutrientes e não calorias vazias podendo tomar o lugar de alimentos extremamente calóricos com o ganho de saúde e qualidade de vida.