jueves, 17 de setiembre de 2009

CONSUMA MAIS AVEIA...!!!

Se você está lutando contra o colesterol elevado, provavelmente já ouviu falar dos poderes da aveia para combater este mal. Por ser rico em fibras solúveis, que se ligam à água e se transformam em um gel capaz de eliminar as gorduras das artérias e impedir que elas sejam absorvidas pelo intestino, o cereal reduz as taxas de LDL (colesterol ruim) e, de quebra, previne o câncer de intestino.
E esses não são os únicos benefícios para quem enche a tigela de aveia, ela é um cereal rico em diversos nutrientes: fibras, ferro, cálcio, magnésio, zinco, cobre, manganês, vitaminas (principalmente vitamina E) e proteínas.
Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque pelas atividades que exercem, sendo que para surtir os efeitos desejados deve-se consumí-las diariamente, com isso, seu intestino fica ativo e sua saúde comemora.
É no intestino que acontece a absorção dos nutrientes necessários ao organismo e a eliminação daquilo que não serve para nada, que são os resíduos dos nossos alimentos.
Os diabéticos também podem se aliar à aveia, já que suas fibras unem-se ao açúcar dos alimentos, fazendo com que ele demore mais tempo para cair na corrente sanguínea, nesse caso, procure orientação médica. Para desfrutar de tudo isso, a recomendação para uma pessoa adulta é de 20 á 30 gramas ao dia, sendo que, uma colher de sopa contém em média 20 gramas, quantidade equivalente á um grama de fibra. O nutriente ainda está presente em outros alimentos, como frutas, vegetais, massas e pães em suas versões integrais.
Já o consumo entre as crianças varia de acordo com a idade. "Ele deve começar a partir dos dois anos, salvo recomendação médica". As formas para ingerir o cereal são tão variadas quanto as melhoras que ele traz à saúde, você pode escolher como vai rechear seu cardápio: com os flocos, o farelo ou a farinha de aveia. Comparando os três, o farelo é o mais nutritivo, seguido pelos flocos e, depois, pela farinha. Mas as diferenças são mínimas, o importante é ter prazer nas refeições e ficar em dia com a saúde.

No hay comentarios.: