jueves, 17 de setiembre de 2009

A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DO NOSSO INTESTINO...!!!

À primeira vista, de fato, o intestino não tem uma função invejável na dinâmica do corpo. Parece sobrar para ele um trabalho pouco nobre: colocar o lixo para fora.
E o seu intestino, por mais preguiçoso que possa parecer, sempre faz isso com a dignidade de quem sabe que essa é apenas uma parte do seu trabalho diário, coisa que os médicos e pesquisadores descobriram recentemente.
É no intestino que acontece a separação do que deve entrar no nosso organismo (nutrientes) e aquilo que deve ser dispensado (restos alimentares e detritos) e o pleno funcionamento desse sistema tem tudo a ver com a celulite, o seu humor, a sinusite e várias doenças.
Numa situação ideal, em que a flora intestinal está em equilíbrio, isto é, há mais bactérias boas do que más, a parede intestinal consegue fazer perfeitamente essa separação, absorvendo os nutrientes e dispensando os detritos, funcionando como se fosse um filtro.
Se a flora intestinal está desequilibrada, com mais bactérias más do que boas e presença de fungos, esse processo simples de separar nutrientes e restos alimentares fica extremamente comprometido e afeta todo o organismo.
O fígado acaba sobrecarregado, porque esses detritos são uma carga extra para ele, que não consegue eliminar todas as toxinas que o nosso organismo produz naturalmente, executando as suas funções diárias.
Como a celulite é conseqüência de uma alteração de circulação e de um processo inflamatório, pronto, ela ganha terreno para aparecer. Some isso à má nutrição das células e, pronto, o efeito você vê no espelho.

Flora desequilibrada
A pressa de mastigar, as bebidas que acompanham todos os pratos e os intervalos longos entre uma refeição e outra são alguns dos fatores que desequilibram a flora intestinal. Se você não mastiga bem os alimentos, eles chegam ao intestino mal digeridos. Primeiro problema: o aproveitamento dos nutrientes é menor porque o organismo só consegue absorver aquilo que está na superfície do alimento engolido. Segundo problema: se o alimento está mal digerido, fermenta e vira alvo para proliferação das bactérias ruins – que passam a disputar espaço na flora intestinal com as boas bactérias.
O líquido nas refeições também afeta o bom funcionamento do intestino. “Se você bebe enquanto come, dilui o ácido clorídrico do estômago, modifica o pH do sistema digestivo e as más bactérias tendem a se reproduzir”, explica Patrícia Davidson Haiat, nutricionista funcional do Rio de Janeiro.

De volta ao equilíbrio
Da mesma maneira que em pouco tempo você atrapalha o funcionamento do seu intestino, com algumas semanas de cuidados dá para conseguir melhoras significativas. “Isso acontece porque o intestino renova rapidamente as células, só perde para a velocidade de renovação celular da medula óssea”, explica Denise. A volta do equilíbrio é um processo – nele você percebe, dia após dia, mudanças no corpo e na sua saúde e uma visível melhora da celulite.

Com o rei na barriga
Esse órgão tão complexo é responsável pela produção de:

• 80% de toda a serotonina (neurotransmissor fundamental para a sensação de bem-estar) do nosso organismo. Se o intestino não está equilibrado, a produção de serotonina fica insuficiente. Por esse motivo, hoje já se associa quadros depressivos ao mau funcionamento intestinal.
• Células do sistema imunológico, responsáveis pela defesa do nosso organismo. Quando você está com a resistência baixa, com uma gripe atrás da outra ou infecções seguidas, o problema pode estar relacionado a esse órgão.
• Hormônios e enzimas que direcionam o caminho dos nutrientes dentro do nosso organismo, otimizando a digestão, o metabolismo e a absorção de nutrientes.

Dê adeus á celulite em oito passos

1. Mastigue bem. Não há um número certo de mastigadas por minuto, mas na hora de engolir o alimento deve estar praticamente líquido, sem que você consiga distinguir o que havia colocado na boca.
2. Evite os líquidos durante às refeições. Se for impossível, limite-se a dois golinhos, porque 100 mililitros já prejudica o sistema digestivo. Fora das refeiçoes, beba pelo menos 3 litros de água por dia.
3. Alimente-se a cada três horas.

4. Modere o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas.

5. Coma diariamente 2 porções de folhas, 2 de legumes, 4 frutas com casca, 1 concha de leguminosas como feijão, ervilha e grão-de-bico e 1/2 xícara de sementes. “A fermentação desses alimentos serve de combustível para as bactérias boas, que protegem a nossa flora intestinal”.
6. Inclua no seu cardápio alimentos capazes de nutrir a parede do intestino como: óleos, gérmen de trigo, folhas verde-escuras, leguminosas, frutas, frutos do mar, grãos integrais, batata-doce, salmão, sementes oleaginosas.
7. Use temperos secos ou frescos como alecrim, orégano, gengibre, curry, canela, menta, hortelã. “Todos ajudam a equilibrar a flora intestinal. O mesmo acontece com algumas sementes como as de abóbora, melão e melancia”.
8. Consuma probióticos e prebióticos diariamente. Probióticos são bactérias boas, que ajudam a equilibrar a flora. “Os ideais são aqueles que vêm em pó ou cápsula. Os contidos em iogurtes têm poucos tipos de bactérias, são muito sensíveis à mudança de temperatura e, na maioria das vezes, são preparados com açúcar, um alimento para os fungos e as más bactérias”,. Já os prebióticos são os alimentos para as bactérias do bem, veja algumas fontes: alho, cebola, alho-poró, alcachofra, aspargo, chicória e banana verde. Os prebióticos também podem ser encontrados comercialmente.
Fonte de referência: Revista Boa Forma

No hay comentarios.: