viernes, 27 de noviembre de 2009

BALINHAS, CHOCOLATES, GELATINAS, PIRULITOS...TUDO... 100% AÇUCAR...!!!




Existem muitos sites falando sobre a boa saúde, então achei muito interessante postar aqui um pouco das informações passadas em cada um deles, pois se alimentar destas coisas é muito preocupante, principalmente quem está começando a vida.... hoje foi o encerramento escolar da minha filha, com certeza seria bom pra ela, mas pensei bem, bom em que sentido.... social claramente, masssss...
Organizaram uma festa cheia de guloseimas, coisa que tento fugir sempre, não é necessário consumir essas besteiras, quem disse que criança nasceu falando que gosta daquilo?, eu heimmm...?!! pense... no... que de bom encontramos nas coisas ruins...? aqui embaixo então algumas informações sobre este assunto....
Até cerca de 300 anos atrás a humanidade não usava aditivos doces na sua dieta ordinária. Os povos antigos, civilizações passadas, brilhantes exércitos não conheciam o famoso aditivo doce.
O mel era usado eventualmente, mais como remédio.
Este processo histórico prova que o açúcar branco é desnecessário como alimento. Foi só a partir dos dois últimos séculos que o açúcar começou a ser produzido e consumido de forma cada vez mais intensa. Com a sofisticação da técnica, purificou-se mais ainda o açúcar de cana retirando-se dele apenas a sacarose branca. Hoje somos uma civilização, consumidora de milhares de toneladas diárias de açúcar.

O açúcar branco é o resultado de um processamento químico que retira da garapa a sacarose branca e adiciona produtos químicos – desconhecidos em sua maioria –, sendo que aditivos como clarificantes, antiumectantes, precipitadores e conservantes pertencem a grupos químicos sintéticos muitas vezes cancerígenos e sempre danosos à saúde. Devemos considera-lo como um produto quimicamente ativo, pois, sendo o resultado de uma síntese química e um produto concentrado. Quando são retiradas da garapa e do mascavo suas fibras, proteínas, sais minerais, vitaminas etc., resta apenas o carboidrato, pobre, isolado, razão pela qual devemos considerar o açúcar como um produto químico e não um alimento.
O corpo humano não necessita de açúcar branco.
O que é realmente necessário é a glicose, ou seja, a menor partícula glicídica dos carboidratos. A glicose, por sua vez, é importante para o metabolismo, pois produz energia ao ser “queimada”. Embora se diga que “açúcar é energia”, sabemos bem que a citação é apenas modesta, pois, na verdade, deveríamos dizer que “açúcar é superabundância de energia química concentrada” e eis aí o problema: açúcar é sempre excesso de energia, além das necessidades reais, e este excesso tende a depositar-se, a exigir trabalho orgânico extra, a diminuir o tempo de vida, pois a célula só usa o que necessita, todo o resto passa a “estorvo” metabólico. 

Açúcar Branco Como Causa de Câncer e Doenças Modernas
UMA ENTREVISTA:

salles: pelo o que eu saiba, açúcar como elemento é um carboidrato. sendo um carboidrato, tem seus aspectos positivos e negativos. mas tem! qual é a sua visão a respeito disso e em sua opinião, quais são os pontos positivos e negativos do açúcar?

salomão:o açúcar enquanto glicose pode ser colocado como carboidrato. o açúcar refinado é chamado por nutrólogos de anti-nutriente. de fato o açúcar fornece energia para o corpo. é 100% caloria, não contém nenhum componente nutricional necessário para a sobrevivência do homem e acaba, na verdade, por atrapalhar a digestão de diversos outros nutrientes. coisas parecidas acontecem com a farinha branca, se o açúcar fosse consumido sob a condição de cana mesmo, ou garapa, estaria tudo bem. um copo de garapa tem muitos nutrientes, e mascar cana é como comer uma verdura saudável, mas depois de a garapa virar melaço e de melaço virar açucar refinado, a concentração de sacarose sobre assustadoramente e os nutrientes que você mencionou se perdem. já é provado que vive-se mais tempo sem comer nada do que comendo-se somente açúcar. Isso não acontece com carboidratos sob sua forma integral.



Quem consome muito açúcar tem um maior indício de ter câncer, diabetes e hipoglicemia, está mais vulnerável a infecções e cáries, além de poder piorar o quadro de enxaqueca, enfraquecer os osso, ficar obeso, com celulite, estria e envelhecer mais rápido...sim, o consumo de açúcar acelera o envelhecimento! Mas calma que a gente explica o porquê de proporcionar todas essas complicações.

Câncer
Quando consumido, o açúcar tem rápida absorção e, conseqüentemente, a glicose fica maior na circulação. Para equilibrar, o pâncreas libera insulina, que fica nos tecidos, inclusive no mamário. “Quem já tem a doença iniciada e consome muito açúcar corre o risco de acelerar o desenvolvimento do câncer porque a insulina vai estimular o crescimento e aumento das células tumorais mamárias”, afirma Roseli.

Enxaqueca

O consumo de açúcar pode agravar a crise de enxaqueca, sim. Segundo Edgar Raffaelli Jr, fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Cefaléia, em entrevista ao site www.cente.med.br diz: “Existe um inimigo que, em geral, as pessoas desconhecem e custam a identificar: o açúcar. Como o controle da glicemia depende também do sistema límbico e o hipotálamo das pessoas que têm enxaqueca funciona mal, as oscilações bruscas da taxa de açúcar no sangue são fatores importantes para deflagar a crise”. Roseli explica: o quadro de enxaqueca piora porque quando consumimos açúcar, muita insulina é liberada, o que acaba desequilibrando os outros hormônios que afetam o sistema límbico.

Diabetes e hipoglicemia
Quem tem vulnerabilidade genética e consome açúcar, “tem probabilidade grande de adquirir essas doenças”, afirma Roseli.

Obesidade
Como foi mencionado, quando consumimos açúcar, a glicose, que é uma fonte de energia, fica aumentada no organismo e é armazenada em forma de gordura. O pâncreas, por sua vez, libera insulina, hormônio que favorece o acúmulo de gordura abdominal.

Diabete gestacional
“A mulher grávida naturalmente libera mais glicose para o crescimento do bebê. Se a gestante comer açúcar em excesso, sobrecarrega o pâncreas, que não dá conta de remover tanta glicose (tanto aquela proveniente do processo natural da gravidez quanto a vinda do consumo exagerado de açúcar) e o organismo acaba ficando resistente a insulina, provocando a diabete gestacional”, diz a nutricionista.

Estrias, celulites e rugas
O colágeno é uma proteína que dá elasticidade e viscosidade à pele. Quando consumimos muito açúcar, acontecem ligações cruzadas de colágeno com açúcar. Essas ligações confusas acabam desestruturando o colágeno. Ai, a pele perde a elasticidade, fica descolorida, inflexível, com rugas, estrias e celulite. “Quem come muito açúcar envelhece mais rápido”, completa a especialista.

Diante de tantos problemas que podem ser desencadeados com o consumo exagerado de açúcar, devemos cortá-lo de nosso cardápio? “Se não consumir, melhor, se consumir, o menos possível”, diz a nutricionista, que ainda aconselha a substituição do açúcar refinado por açúcar mascavo, que é mais rico de nutrientes, embora também seja calórico, ou por mel.