martes, 13 de octubre de 2009

A IMPORTÂNCIA DO SABER COZINHAR...!!!


 Gente não sabia que era muito importante colocar os grãos de molho de um dia para outro, lembrei que a minha mãe sempre fazia isto, mas nunca perguntei e se perguntei não me lembro, só sei que quando comecei a fazer coisas de mãe pois estou fazendo a mesma coisa, que barato!, na minha cabeça deixar de molho estes grãos facilitava muito a nossa vida, porque assim no dia seguinte eles ficavam prontos bem rapidinhos, faço isto até com o arroz, o arroz integral é bem durinho por isso ele demora em cozinhar, pois deixo de molho da mesma forma que o feijão, as lentinhas, fabas e todos os grãos que em casa consumimos, então vi que a minha vida fica mais fácil assim, porque demorar muito na cozinha ninguém merece pois tenho que fazer outras coisinhas.... adoro fazer minhas comidas masssss odeio ficar por muito tempo pressa a isto....

Não vou apenas copiar textos de outros blogs, mas eu achei muito interessante divulgar certas idéias importantes para quem busca se alimentar bem... encontrei isto no blog : crianças na cozinha

Todos os grãos contém ácido fítico (um ácido orgânico no qual o fósforo é ligado) em sua camada mais externa. O ácido fítico pode-se ligar ao cálcio, magnésio, cobre, ferro e especialmente ao zinco no trato intestinal e bloquear a sua absorção. É por isso que uma dieta rica em grãos integrais não fermentados pode levar a sérias deficiências de minerais e perdas ósseas. A moderna, mas incorreta recomendação para o consumo de grandes quantidades de grãos integrais normalmente melhora o trânsito intestinal num primeiro momento, mas pode levar a problemas como a síndrome do intestino irritado, entre outros desagradáveis efeitos colaterais a médio e longo prazo.

Deixar de molho permite que enzimas, lactobacillus e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Um mínimo de 7 horas de molho em água morna e meio ácido (conseguido com gotinhas de limão) é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais.

Deixar de molho em água morna também irá neutralizar inibidores enzimáticos, presentes em todas as sementes, e predispões à produção de numerosas enzimas benéficas. A ação dessas enzimas também aumenta as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B.

Os pesquisadores também aprenderam que certas proteínas dos grãos, especialmente o glutem, são bastante difíceis de digerir. Uma dieta rica em grãos integrais não fermentados, em particular os grãos com alto teor de glútem como o trigo, sobrecarrega enormemente todo o mecanismo digestivo.

Quando este mecanismo digestivo “gasta” por causa da idade avançada ou por excesso de uso, os resultados são observados na forma de alergias, doença celíaca, doenças mentais, indigestão crônica e crescimento descontrolado de cândidas. Pesquisas recentes ligam a intolerância ao glútem com esclerose múltipla. Durante o processo de molho ou fermentação, o glútem e outras proteínas de difícil digestão são parcialmente quebradas em componenetes mais simples que são mais facilmente digeridos pelo nosso organismo.

No hay comentarios.: